quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Projeto "PROTAGONISMO CULTURAL" em Festa! Comemoração agita "A História Que Eu Conto"



Comemorando o Projeto "Protagonismo Cultural", o Centro Cultural A História Que Eu Conto convida a todos para confraternizar conosco dia 29 de setembro [Sábado], essa "História" que está sendo contada no Complexo de Vila aliança e Senador Camará. A confraternização ocorrerá das 09 as 13h e contará com a atuação de nossos alunos em diversas atividades culturais. Haverá Apresentações Teatrais, exibição do filme "Bullyng" [realizado por alunos do Cinema], Danças Urbanas, Exposição de Graffiti e muito mais. Nossa sede localiza-se na Rua Antenor Correia, 01, ao lado da Nave do Conhecimento e próximo a Praça do ponto final do ônibus 926. Amigos, pais, moradores, parceiros e todos que sempre estiveram na torcida pelo nosso trabalho, venham! Será um dia especial.

O Protagonismo contribui para o acesso à Pluralidade Cultural com foco na visibilidade dos principais agentes culturais, jovens e atuantes com poucas oportunidades e acesso aos bens culturais. Patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado, através da Lei de Incentivos Fiscais e da Petrobras, o projeto oferece oficinas gratuitas a adolescentes de 12 a 18 anos.




"A História Que Eu Conto"

O Centro Cultural A História Que Eu Conto [CCHC], é uma instituição sem fins lucrativos, criada a partir do “Encontro de Sonhos” de três moradores da Comunidade de Vila Aliança: Samuel Muniz [Samuca], George Cléber [Binho Cultura] e Jeferson Cora [Jê], com o intuito de “promover o acesso à cultura, resgatar o sentimento de pertencimento e principalmente evidenciar a valorização histórica do Complexo de Vila Aliança e Senador Camará”. Desde 2008 a instituição ocupa as antigas instalações da Escola Municipal Austregésilo de Athayde, fechada em 2007 devido a confrontos na região. Em seus 4 anos de funcionamento, o CCHC já beneficiou mais de 600 jovens e atualmente abriga diversas oficinas e atividades culturais gratuitas, além da Biblioteca Comunitária Quilombo dos Poetas, com mais de 5 mil exemplares, uma ilha de edição e oficinas de Cinema, Fotografia entre outras.

O movimento que teve início com a ocupação da antiga escola, obteve seu reconhecimento com a obtenção da Cessão de Uso do espaço em 2010, e o comprometimento da Prefeitura com a construção da nova sede do Centro Cultural. A nova sede fará parte de um complexo que contará também com uma quadra poliesportiva, um skateparque e “Nave do Conhecimento” [todos com obras em finalização]. Esse reconhecimento por parte do poder público, deve-se à luta incansável do Centro Cultural pelo desenvolvimento Local e reconhecimento das iniciativas positivas existentes no complexo de Vila aliança e Senador Camará. "Trabalhamos o Amor, o resgate do pertencimento e a Auto-estima, que vem se perdendo ao longo do tempo. Essa História está sendo escrita para que as pessoas talvez daqui a 5 anos tenham prazer em falar: "Eu Moro em Vila Aliança!", um lugar maravilhoso, com pessoas e seres-humanos de valor, que estão batalhando para que "esse valor" seja mostrado."


Nenhum comentário:

Postar um comentário