quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Binho Cultura fala sobre empreendedorismo e ocupações artísticas ao site da Secretaria de Cultura do RJ



George Cleber, conhecido como Binho Cultura, fala sobre as políticas públicas para cultura no estado do Rio de Janeiro em entrevista concedida à equipe do Plano Estadual de Cultura. Binho, formado em Ciências Sociais, é gestor do Centro Cultural A História Que Eu Conto, Ponto de Cultura que atende o Complexo de Vila Aliança e Senador Camará, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Articulado junto às secretarias de educação e cultura, o centro cultural fundado por Binho, Samuca e Jeferson Cora oferece à comunidade oficinas de artes, exposições e a Biblioteca Quilombo dos Poetas.

Durante a entrevista, Binho falou sobre a política dos Pontos de Cultura e a ocupação cultural como iniciativas bem sucedidas que deveriam ser fomentadas e cada vez mais valorizadas no estado do Rio de Janeiro. Segundo ele, a sociedade civil organizada dialogando com os poderes público e privado faz valer seus direitos sem perder sua identidade – como é o caso dos grupos que, não tendo como bancar uma sede própria, se utilizam da ocupação cultural de espaços obsoletos, agregando a eles arte e cultura. Para Binho, é necessário potencializar os agentes culturais como empreendedores: “o trabalho artístico de qualidade já temos. Agora o que precisamos é deixar de ser apenas um abre-alas para protagonizar”.

Binho defende, principalmente, a importância da sustentabilidade em seus empreendimentos culturais e coloca sua visão em relação ao empreendedorismo e à economia criativa, quando cita as iniciativas culturais bem sucedidas no estado do Rio de Janeiro. Para o cientista social, é preciso fazer com que a cultura dialogue mais com outros setores como, além da educação, a assistência social e o saber popular. Ele julga necessário valorizar mais o “fazedor” de cultura, aquele que vive disso e para isso – a maior potencialidade do estado do Rio de Janeiro é, afinal, o próprio cidadão fluminense.

Fte: Cultura.rj

Nenhum comentário:

Postar um comentário